Povo Cigano, os Descendentes de Caim - Cultura


Acredita-se que os Ciganos podem ter se originado da descendência infame de Caim, mas a verdadeira história desse povo ainda hoje é recheada de controvérsias e obscuridade.

Em primeiro lugar, o que explica esse mistério todo em torno da cultura cigana é que ela é fundamentalmente ágrafa, ou seja, não há registros escritos, ela é contada oralmente, de geração a geração. Despreocupados por sua história, os povos ciganos sempre foram estudados pelos não ciganos, com forte tendência etnocentrista (preconceitos).

É importante assinalar também que os primeiros grupos de ciganos chegados a Europa ocidental fantasiavam acerca de suas origens, atribuindo-se uma procedência misteriosa e lendária, em parte como estratégia de proteção frente a uma população em que eram minoria, em parte como posta em cena de seus espetáculos e atividades.

O termo "cigano" é uma corruptela de "egípcio", aplicado a esse povo pela crença errônea de que seriam provenientes do Egito. No século XVIII, o estudo da língua romani, própria dos ciganos, confirmou que se tratava de uma língua indo-ariana, demonstrando que a origem deste povo está no noroeste da Índia. Esse descobrimento linguístico acabou sendo também respaldado por estudos genéticos. Sabia que a Dança do Ventre foi originalmente criada pelos Ciganos?

Sobre sua origem lendária, eles foram considerados descendentes de Caim, ou relacionados com a estirpe de Cam, filho de Noé. Algumas tradições os identificam como magos caldeus da Síria, ou com uma tribo de Israel fugida do Egito faraônico. Uma antiga lenda balcânica acredita que eles foram forjadores (ou ladrões) dos pregos da cruz de Cristo, motivo pelo qual teriam sido condenados a errar pelo mundo, se bem que não há qualquer evidência que situe aos ciganos no Oriente Médio nessa época.

Nesta postagem, eu trago a você quatro documentários que o ajudarão a entender melhor esse povo incrível e que foi histórica e socialmente injustiçados pelo preconceito.

A origem dos Filhos do Sol



Brasil, terra de Fulanos, Beltranos e Ciganos



Os Ciganos e o Preconceito



Repórter Justiça: O Povo Cigano



E então? O que você achou de ver esta cultura por outras lentes, sob outros pontos de vista? Compartilhe esta postagem com seus amigos, para que aos poucos a gente consiga eliminar de vez essa doença social chamada Preconceito.

Curta nosso Facebook, participe de nossa Comunidade G+ e se inscreva no Canal Youtube!