Circulo de Pedras Ninestane Rig, Escócia (Mistérios e Lendas)


Que tipo de histórias assustadoras se escondem por trás desse Círculo de Rochas com cerca de 4.000 anos de idade? Quem o construiu e o que acontece quando alguém o desrespeita? Você não vai querer saber...

Conhecendo o Terreno

Acima, à direita, o ponto marcado indica o exato local do círculo: 55.267615°N 2.760791°W
Abaixo, no canto esquerdo, o Hermitage Castle (Castelo Hermitage), onde vivia o Lord William II de Soules
Uma tradução um pouco grosseira do nome deste círculo seria: "O Cume das Nove Pedras". O "Ninestane Rig" (ou "Nine Stone Ridge", em inglês), como é chamado, é um pequeno círculo de pedras na Escócia, perto da fronteira com a Inglaterra. Estudiosos acreditam que essas pedras pré-históricas foram erigidas provavelmente entre 2000 e 1250 a.C., como um calendário para os agricultores locais, dizendo-lhes quando plantar suas culturas através da medição do movimento da Lua em relação ao círculo. Assentamentos parecem ter se formado ao redor destas antigas crenças ritualísticas, no final da pré-história ou até antes.


O círculo, que na verdade é ligeiramente oval, é composto por 8 rochas fincadas na terra e uma nona que caiu deitada para dentro círculo. Seis dessas rochas fincadas agora são apenas tocos de pedra, com cerca de 61 centímetros ou menos, e as outras duas são monólitos regulares, uma com 2,1 metros de altura e a outra com 1,2 metros de altura. Veja as fotos da rochas:

(01). Esquerda: A pedra mais alta do sudoeste do círculo (2,1 m), inclinando-se. Visto de fora do círculo.
(02). Meio: A segunda pedra mais alta (1,2 m) no lado sul do arco. Visto de fora do círculo.
(03). Direita: A pedra sul, vista de dentro do círculo.
(04). As duas pedras mais altas, olhando ao sul de dentro do círculo. Um par de pedras caídas pode ser visto - uma no canto inferior direito da imagem e a outra entre isso e a pedra que está de pé à direita. 
(05). Esquerda: As pedras baixas sobre o arco norte, quase desaparecendo na grama.
(06). Direita:O arco do sul, olhando para o oeste. Outra pedra baixa pode ser vista na grama no centro do primeiro plano
(07). Todo o círculo visto de fora, olhando para o norte.
(08). Todo o círculo, olhando para o nordeste. Uma pedra pode ser vista no centro do primeiro plano.

A Lenda de Ninestane Rig

Após quase 4.000 anos, o Círculo acabou tornando-se um memorial ou lápide, e é daí que vem a parte assustadora. O círculo está a apenas alguns quilômetros de distância do Castelo Hermitage, agora abandonado. O castelo tem uma reputação, tanto de sua história como de sua aparência, como um dos mais sinistros e atmosféricos na Escócia.


Como era o Castelo antigamente, quando foi construído
Segundo a lenda local, o castelo foi o lar do Lord William II de Soules, o segundo habitante do castelo, no século XIII. Ele era conhecido como "Malvado Senhor Soules" ou "Terrível William". Com estes apelidos, não é de se estranhar que as histórias do folclore contadas sobre ele incluam e sustentem sua propensão para a prática de magia negra, tendo sido educado por Michael Scot, um legendário Mago.

Vistas do Interior do Castelo Abandonado
Este pequeno passatempo de Lord William exigiu a tortura e o assassinato de crianças locais, que eram sequestradas e mortas nas masmorras do sinistro castelo. De início, os habitantes pouco podiam fazer para impedi-lo, pois ele estava sob a proteção de um espírito chamado "Robin Redcap" (Barretes Vermelhos), uma espécie de goblin ou duende malévolo e assassino que precisa matar regularmente para manter o sangue fresco em seus gorros, que lhe foi atribuído quando o Lord vendeu sua alma ao diabo.


Na época, a história se espalhou e o Lord não fazia segredo de suas práticas e nem mesmo de seu ponto fraco: diziam que a única maneira de matar o Terrível William era com uma corda feita de areia. Logo que o povo ficou sabendo disso, recrutaram a ajuda de Thomas de Ercildourne, o Profeta. Enquanto este criou um cinto de chumbo feito de areia, os habitantes da cidade se revoltaram contra o Lord William. Eles invadiram o castelo e o arrastaram para o círculo de pedras "Ninestane Rig". Um caldeirão flamejante estava esperando por ele: aquelas pessoas o amarraram com o cinto mágico, enrolaram-no com uma folha de chumbo e derreteram todo o seu corpo.


Desde aquela época, até os dias de hoje, o Castelo Hermitage é terrivelmente assombrado pelo goblin Robin Redcap, pelo espírito torturado de Lord William e pelas almas angustiadas daquelas crianças assassinadas. Aqueles que se atreveram a desafiar o círculo de pedras "Ninestane Rig" acampando por lá, relataram uma figura sombria e paralisante escondendo-se por entre as árvores que circundam o lugar e afirmam, aos arrepios, que é o Malvado Espírito de Lord William. Todos que visitam esses dois lugares dizem sentir uma presença sufocante e que os gritos das crianças assassinadas, para os rituais de magia negra, ainda podem ser ouvidos em alto e bom som.

A História Oficial, contada nas escolas, relata que, na realidade, William II de Soules foi preso no Castelo de Dumbarton, e morreu sob circunstâncias suspeitas, após confessar seu envolvimento na conspiração de traição contra Robert the Bruce, rei da Escócia, em 1320. Quanto à lenda, acredita-se que, na verdade, foi um antepassado de William, Ranulf II de Soules, que teria sido morto, ainda na adolescência, por seus servos, em represália às suas maldades e vilezas em geral, e não o próprio William. Porém, na tradição oral, os destinos dos dois se misturaram e a história tornou-se um tanto peculiar.

Outros Círculos também com Nove Pedras

Ninestane Rig, na verdade, é o nome da baixa colina onde se encontra o círculo de pedras, mas também é usado para designar o próprio círculo, para não ser confundido com outros círculos de nove pedras, como os de Winterbourne Abbas (em Dorset), de Altarnum (em Cornwall), de East Lothian ou os de Cumbria. Veja:

Winterbourne Abbas (em Dorset), Inglaterra
Altarnum (em Corwall), Inglaterra
East Lothian, Escócia
Cumbria, Inglaterra
E então, o que acharam destas maravilhosas heranças deixadas pelos nossos ancestrais, cheias de mistérios e lendas? Um fato curioso é que existem várias formações com o mesmo número de rochas. Qual seria o verdadeiro significado delas? Ainda há muito para ser descoberto neste mundo vasto e curioso. Até lá, vamos nos divertir com as lendas sinistras que as pessoas inventam para dar um sentido a elas. Hehehe...

Vídeo Especial 

Este vídeo foi feito especialmente para esta matéria, ele contém muito mais imagens. Inscreva-se e acompanhe nossos melhores conteúdos.


Redes Sociais

Além do Site e do Canal, estamos também no Facebook. A nossa fanpage tem uma vasta seleção de Pegadinhas de Terror, Curta-Metragens Assustadoras, entre outros vídeos.Também estamos postando desenhos, figuras e quadros bizarros e surrealistas para você colecionar. Além dos melhores cards de terror com frases pra lá de malucas. Vale a pena conferir.


Comentários