Frozen: As Cavernas de Skaftafell, Islândia


Imagine um lugar incrível que, com certeza, você ficaria encantado em conhecer! Pois esta Caverna de Gelo, localizada perto de uma lagoa congelada nas geleiras de Svinafellsjokull, na Islândia, seria palco de histórias incríveis nas cabeças imaginativas de escritores e amantes das viagens! Essas cavernas de gelo azul são, realmente, uma maravilha rara de se ver. Confira as fotos e os vídeos a seguir e uma breve história do lugar: isso entrará na sua lista de lugares-que-quer-ir-antes-de-morrer!

Formado a partir de gelo com séculos de idade de uma geleira altamente pressurizada que dificilmente contém quaisquer tipos de bolhas de ar, essas cavernas de gelo são quase transparentes, exceto o fato de ela ser filtrada pela fração azul da luz visível a olho nu. No entanto, esse gelo azul só pode ser visto sob certas circunstâncias, principalmente durante o inverno, após uma longa temporada de chuvas, quando a camada de superfície da geleira foi lavada.


Fluxos de água do derretimento do gelo entram na geleira a partir de suas fendas, criando buracos cada vez maiores através do gelo, formando, portanto, os túneis ou cavernas que atraem tantos turistas curiosos. Sedimentos erodidos pelas correntes permanecem no chão da caverna enlameada enquanto o topo é um verdadeiro azul cristalino, algo impressionante de se ver.

Para chegar à caverna, os visitantes podem passar através de uma entrada de 6,7 metros de altura na linha costeira de Skaftafell. O túnel se reduz a cerca de 1,2 metros de altura, conforme se avança em seu interior. Sabendo que estas cavernas de gelo podem entrar em colapso com muita facilidade, é bem mais seguro visitá-las somente no inverno, quando o gelo certamente estará endurecido fortemente.

Neste vídeo, você pode ter uma visão mais ampla da região onde a caverna existe e uma vista incrível de dentro da caverna!


Agora vamos às fotos, alimentando ainda mais o nosso imaginário.


















Fontes e Agradecimentos:
Whenonearth
ArticPhoto