O incidente na Estação de Mikawashima trata-se de um acidente múltiplo envolvendo a colisão de um trem de carga e dois comboios de passageiros, no dia 03 de maio de 1962, em Awaraka, região de Tóquio, Japão. Um dos acidentes de trem mais horríveis da história. Confira!
Estação de Mikawashima |
Na data em questão, às 21:36h, um trem de carga vindo da Estação de Mito, no Estado de Ibaraki (nº 287) aproxima-se para juntar-se à Linha Principal de Joban, na Estação de Mikawashima e não conseguiu parar no sinal vermelho. Um mecanismo de segurança desviou o trem de carga para um tapume, evitando uma possível colisão frontal devastadora com algum trem que viesse em sua direção. No entanto, o trem de carga viajava a uma velocidade muito alta e acabou descarrilando no tapume, deixando a locomotiva deitada, obstruindo a linha principal.
Nesta mesma hora, exatamente às 21:36h, um trem de passageiros com 7 vagões (de nome 2117H) deixa a Estação de Mikawashima com destino à Estação de Toride, no Estado de Ibaraki, vindo da Estação de Ueno, região de Tóquio. Embora o sistema de segurança tenha evitado a colisão frontal, o comboio de passageiros atingiu o trem de carga que obstruía a linha, resultando em 25 lesões.
Os passageiros sobreviventes utilizaram as alças de fuga de emergência e começaram a caminhar de volta para a Estação. Mas o inevitável ainda estava por vir: os operadores da linha, da caixa de sinalização nas proximidades estavam ocupados demais lidando com as consequências da primeira colisão e não notificaram outro tráfego na Linha.
Seis minutos após a primeira colisão, um outro trem de passageiros (de nome 2000H) colidiu com o já extremamente danificado 2117H, que se encontrava descarrilado e em meio a escombros do trem de carga. Ele atingiu em cheio muitos dos passageiros que escaparam da primeira colisão. O primeiro vagão foi esmagado e os outros três seguintes descarrilaram também.
O final de tudo isso foram 160 mortes e 296 feridos. Um evento que o Japão jamais se esquecerá, pelo horror causado nos envolvidos, nos sobreviventes, nos funcionários e nas famílias dessas pessoas.
Como resultado deste terrível acidente, a JNR (Japanese National Railways), hoje conhecida como JR, e um dos transportes públicos mais utilizados no Japão, mudou sua política operacional de segurança, de "não parar trens, a menos que seja absolutamente necessário", para "parar trens imediatamente, logo que um acidente acontece, independentemente de sua escala". Um sistema automático, introduzido em abril de 1966, faz a paragem imediata dos comboios que se aproximam, assim que o sinal fica vermelho.
Aqui estão outras fotos do Desastre:
Este acidente é conhecido no Japão como "三河島事故 Mikawashima Jiko". E, abaixo, você vê as imagens do memorial das vítimas deste acidente, que se encontra na própria Estação de Mikawashima.
Curta nosso Facebook e nosso Canal no YouTube:
Comentários
Postar um comentário