Fotos de Fantasmas: Os Monges da Catedral Winchester


Será que é possível uma Igreja grande e imponente, como a Winchester, ser assombrada pelos espíritos de monges assassinados no local? É o que queremos descobrir! Acompanhe a história curiosa sobre esta foto.

Esta fotografia apareceu pela primeira vez ao público no dia 20 de março de 1966, em uma edição da revista "Family Weekly", um suplemento do jornal de domingo do Estado de Utah, EUA. Ela foi tirada no interior da Catedral Winchester, localizada em Winchester, capital do condado de Hampshire, e uma das maiores catedrais inglesas. A sua base foi um mosteiro fundado por monges beneditinos em 642.

A catedral ocupou um lugar importante na história de Inglaterra, sendo o local de eventos importantes como, por exemplo, o casamento de Maria I da Inglaterra (conhecida como a Bloody Mary Inglesa) com Filipe II da Espanha.

A fotografia em questão retrata, no círculo em destaque, o que seriam monges fantasmas caminhando em procissão por um corredor da abadia da catedral. Na época de sua publicação, levantou um grande alvoroço entre as pessoas pelo fato de os monges parecerem possuir estatura muito baixa. Uns defendiam serem crianças, outros refutavam dizendo que eram os monges, mas caminhando de joelhos.

Depois de muito pesquisarem, os fotógrafos descobriram que a altura diminuída dos monges deveu-se ao fato de que eles estavam andando no piso original, que durante reformas posteriores tinha sido levantado.

O autor deste artigo, Hans Holzer, é um relevante parapsicólogo, diplomado em Jornalismo e Arqueologia, duas disciplinas que proporcionam a ele uma mente inquisidora e altamente científica. Veja o artigo original onde esta foto foi postada:

CLIQUE AQUI para acessar o arquivo
 Em sua matéria publicada, Hans Holzer, diz: "Eu tinha ouvido falar que um número de pessoas tinha visto figuras de monges fantasmas caminhando em procissão na Catedral de Winchester - onde haviam monges que viveram ali desde o início dos anos 1500, quando Henrique VIII (pai da Bloody Mary inglesa) mandou executar muitos deles neste mesmo lugar."

"Eu tirei fotos em quatro direções diferentes. Quando as fotos foram reveladas, uma das quatro fotos que tirei mostrou três monges encapuzados caminhando em procissão!"

"Curiosamente, eles pareciam estar andando em um nível um pouco mais baixo do que deveria ter sido se eles tinham os seus pés no chão catedral. Descobri mais tarde, no entanto, que o piso da catedral foi levantada um século após o último monge ter sido expulso! "

Fontes e agradecimentos:
Stephen Wagner, experto em Fenômenos Paranormais (Paranormal About)
Anne Vaccari, pessoa que encontrou o artigo da revista a partir do relato de sua mãe

Comentários